Translate

domingo, 29 de dezembro de 2013

E assim foi o Natal!

Nada muito diferente do Brasil... Como umas duas semanas antes sorteamos o Amigo Secreto (até minha host sis que está na Coreia do Sul e o cachorro entraram na brincadeira) que aqui é simplesmente “Troca de Presentes”, mas eu,  como um bom brasileiro, comprei o presente dia 24 à tarde! Da minha mãe, no amigo secreto, ganhei um urso de pelúcia, porque adoro ursos, especialmente os polares, mas esse é mexicano mesmo e tem 1m se não mais! Aí vem a pergunta: como vou fazer pra levar isso pro Brasil!?

 “Cozinhei” uma salada de maionese também, entre aspas porque quem cozinhou as coisas foi minha mãe, eu só piquei tudo em cubinhos e misturei com a maionese. O Curioso foi que decidi fazer isso porque aqui também é um  prato natalino (bem, natalino pra minha família brasileira, nunca vivi um natal sem essa salada), e eles chamam de “salada brasileña” que tecnicamente de brasileira não tem nada! É extremamente doce e estranha, coisas normais na culinária mexicana, leva crema que é um derivado de leite que parece iogurte, mas não tem gosto de nada e eles põem em tudo (e suponho que não tem no Brasil porque nunca vi), abacaxi em lata e mais coisas estranhas. Mas no final das contas ficou uma delicia! Todos adoraram e comeram até não poderem mais e disseram que se parece com o que eles chamam de “salada russa”. Tipo, faço a “salada brasileña” à brasileira e eles falam que é russa? Vai entender!

 Teve a tradicional ceia de Natal onde todos comem até não poderem mais, creio que isso é tradição universal, só parem de comer quando já estiverem a ponto de explodir!  (Regra não valida para sobremesas.) Depois fizemos os rituais natalinos mexicanos como romper pinhata que é como um balão de papel duro que o enchem de doce ou frutas (lógico que o meu foi com doces) e normalmente tem sete pontas, cada uma representando um pecado capital, e pedir “posada”.

Agora a parte estranha e diferente... Aqui não soltam fogos de artifício! Nem no Natal nem no Ano Novo! Cara, o que é um Ano Novo sem perder os primeiros quinze minutos do ano vendo os fogos??? #Chateado! E também não esperam dar 00:00 e saem abraçando todos desejando Feliz Natal. E também minha família brasileira. Meu primeiro Natal sem minha mãe, minha, irmã, sem ir à casa da minha vó para o almoço do dia 25, sem jogar o quase tradicional pingue-pongue com meus tios, truco com os primos e dominó com meu vô, mas okay, como dizia um amigo meu “eu sou jovem, eu supero!”.


PS.: O urso se chama Captan Morgan. Mexicanos entenderão! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário